top of page

RESIDÊNCIA SF  

Ano de conclusão 2015

Arquitetura e Paisagismo Projeto de reforma

local Itapura/SP

​

​

A casa existente é antiga e precisava de reformulação. A partir daí, foi proposto novo layout para alguns ambientes, melhorando a circulação e aproveitando melhor a ventilação e luz naturais.

O acesso de veículos foi alterado para a lateral direita do terreno, onde há um corredor que poderá abrigar mais carros, liberando espaço para a área de estar e jardim.

O telhado da varanda foi substituído por um mais alto, garantindo conforto ao estar e protegendo a fachada do sol. O telhado é simples, tem duas águas e um sistema de venezianas que permite a saída de ar, conhecido como efeito chaminé, desta forma a fachada ganha vida nova, sem um custo grande.

A marcenaria é uma grande aliada nesta reforma, garantindo mais funcionalidade aos ambientes.

Na sala de TV, a janela voltada ao sol poente mudou para a parede lateral e, no lugar da janela foi proposto um painel para a televisão, ocupando melhor o cômodo. Para dar mais privacidade à sala, uma porta de correr foi prevista entre esta e a sala de jantar. A marcenaria do painel e do banco sob janela deixaram o ambiente mais funcional. Como a sala é pequena, o sofá serve aos moradores e, quando tem visitas, o banco serve de apoio.

A sala de jantar ganhou uma bay window que também ajudou a dinamizar a fachada, que era bastante simples. O balcão e a bay window receberam revestimento em porcelanato que imita aço corten, dando um toque de sofisticação ao ambiente.

Na cozinha, a bancada da pia prolonga-se abaixo da bancada alta, criando mais um espaço para o manuseio de alimentos e para armários.

Com este acréscimo sob a pia, o armário de parede pode ser repensado, em um desenho mais leve. Ao lado da geladeira, foi proposto uma cristaleira fina que não atrapalha a circulação para os quartos.

O banheiro social não tinha boa circulação. Com a nova disposição dos equipamentos, este problema foi solucionado. Mesmo pequeno, o banheiro ficou mais funcional.

O antigo quarto do casal deu espaço ao quarto de hóspedes. Como é um ambiente de uso esporádico, optou-se pela retirada do armário. Como apoio, temos uma cômoda e algumas prateleiras, com decoração mais leve.

No segundo quarto, pertencente ao filho do casal, a porta mudou de lugar, dando mais privacidade em relação a área social. Com isso, o nicho criado deu lugar ao novo armário, também com um desenho simples, dando mais leveza ao pequeno cômodo. A bicama se encaixa na bancada de trabalho que está fixada na parede adesivada.

O novo quarto do casal, acrescentado à construção original, tem espaço para leitura, no hall que dá acesso ao banheiro da suíte. A antiga despensa cresceu e deu origem ao novo banheiro da suíte.

 

Aproveitando o terreno, de testada estreita e comprido, o novo espaço de lazer da família ocupa os fundos, dando maior privacidade às festas. No acesso, árvores frutíferas, estar em meio à vegetação e uma horta dão as boas vindas.

O espaço é dividido em área social e área de equipamentos. Para acomodar os convidados, uma grande mesa e um estar com sofás e cadeiras.

A ilha delimita as áreas e ainda é convidativa com as banquetas altas. A cerâmica tridimensional dá um ar contemporâneo e sofisticado, a churrasqueira de tijolos faz o contraponto equilibrando a decoração.

Os armários brancos dão leveza ao conjunto sem perder o charme, graças ao tamponamento amadeirado. A cozinha conta com churrasqueira, forno de pizza, fogão à lenha e ilha com fogão.

 

bottom of page